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domingo, 19 de dezembro de 2010

Beleza Americana - Análise do Filme

1) Sinopse do filme

Beleza americana é um filme dos Estados Unidos, produzido em 1999, do gênero Drama, que foi dirigido por Sam Mendes. A respeito da trama que se passa no filme, Lester Burham é um homem de 40 anos, aproximadamente, que aparentemente atravessa uma crise de meia idade intensa. Seu relacionamento com Carolyn parece desandar, enquanto Carolyn se esforça para superficialmente apresentar uma imagem de que ela está em pleno controle da sua vida, enquanto por dentro, demonstra se sentir vazia. Sua filha adolescente, Jane é constantemente deprimida, carente de auto-estima. Seus problemas não são ajudados por sua melhor amiga, Angela, uma aspirante à modelo que é muito bonita e acredita que só isso faz dela uma pessoa de valor. Lester passa a sentir um incontrolável desejo por ela, e ela se torna parte de seu plano drástico para mudar seu corpo e mudar sua vida. Enquanto isso, na porta ao lado, o coronel Fitts passou a vida no Corpo de Fuzileiros Navais e não entende ou tolera outra forma de vida, o que dificulta a vida de seu filho Ricky, um aspirante à cineasta e, ao mesmo tempo traficante que está obcecado com a beleza, onde quer e seja ela qual for.

2) Análise do filme

Durante o módulo 04 da disciplina de Antropologia, discutimos, entre outras coisas, sobre as mudanças que ocorreram em relação ao gênero e identidade. A respeito do casamento, observamos que no modelo patriarcal, havia uma clara separação de papéis entre homens e mulheres, no qual os objetivos permeavam principalmente questões ligadas ao fortalecimento das famílias, seu poder econômico e status. Servia à procriação e acreditava-se que o vínculo amoroso aconteceria com a convivência.
Desta forma, a cena a seguir pode ilustrar alguns aspectos, levando em conta que a época a que se refere à conceituação acima descrita e o filme são diferentes:
1h05min – Na mesa de jantar, Jane entra:
- Desculpe o atraso.
- Não há problema, querida. Falávamos do trabalho do seu pai. Por que não conta a ela, querido?
- Jane, pedi demissão. Mandei o patrão à merda e exigi quase $60.000. Passe o aspargo.
- Seu pai acha que deve se orgulhar disso.
- Sua mãe prefere me fazer prisioneiro e manter meu pau em conserva.
- Não fale assim comigo na frente dela. Fico pasma com seu desprezo no dia em que perde o emprego.
- Não perdi. Sei onde está. Eu é que caí fora! Passem o aspargo, por favor.
- Quero agradecer a pressão de eu ser a única provedora agora.
- Estou empregado.
- Não pensa em quem pagará a hipoteca. Deixe com a Carolyn. “Tomará conta de tudo?” “Sim, não me importo.” “Vai assumir toda a responsabilidade?” “Seu marido pode largar o emprego?”
- Podem me passar a porra do aspargo?

Esta cena, tráz em primeiro momento, a idéia de que não é possível separar absolutamente o antigo do novo, uma vez que as mudanças ocorreram por um processo, o antigo foi parte da trajetória do novo, que um dia será antigo também. Ou seja, não existe uma clara ruptura que indique quando as coisas mudaram.
Neste sentido, podemos perceber que as funções atribuídas a cada personagem do casamento foram se modificando, atualmente, como exemplifica o filme, as mulheres passam a participar também como provedoras da vida econômica da casa, e não ficam restringidas aos afazeres domésticos. Podemos ver também, que as relações sexuais passam a ser usufruídas não só para fins reprodutivos, mas para o prazer.
A preocupação econômica continua presente, onde além de a mulher participar mais ativamente nesta questão, também cobra uma postura igualitária, de apoio mútuo, onde um sozinho não fica com toda a responsabilidade de manter a casa.
Ao mesmo tempo, parece que ainda há um legado muito grande do “antigo casamento”, o que é observável nas falas que cobram uma posição de desempenho sexual por serem marido e mulher e pedem que não se fale sobre intimidades na frente de outras pessoas, sem contar que, no filme, a família parece manter o costume de fazer as refeições juntas.
Em relação ao que estudamos a respeito das relações que se modificaram devido a (à) industrialização, vimos que entre as características principais que mudaram foram, conforme o Módulo 04: “a igualdade de status entre mulheres e homens; maior participação feminina nas atividades lucrativas; aumento do controle de natalidade; aumento do número de dissoluções conjugais e diminuição da autoridade paterna”.
Na cena do filme a seguir, é possível encontrarmos uma contrapartida:
32min – Conversa em entre Jane e corretor em uma festa:
- Não lhe diria isso se não estivesse meio tonta, mas eu o admiro muito. Sua firma é o “Rolls-Royce” das imobiliárias locais e o seu recorde de vendas é... É muito intimidante. Sabe, adoraria sentar com você e explorar suas idéias. Se quiser, um dia. Suponho, tecnicamente, que sou uma concorrente, mas não estou me comparando ao seu nível. Não estou.
- Eu adoraria.
- Mesmo?
- Certamente. Ligue e a secretária marcará um almoço.
- Ligarei. Obrigada.

A partir desta cena, podemos traçar uma idéia de que, mesmo com as transformações da participação feminina no mercado de trabalho, existe um patriarcalismo que legitima uma sensação de maior segurança quando o profissional for homem, e que como acontece em alguns casos, o salário de uma mesma função e carga horária é menor para uma mulher e conseqüentemente, um profissional masculino pode ter um status de maior sucesso em carreira do que uma mulher, por um atributo inicialmente de gênero. E que, novamente, mudanças aconteceram, mas não da “água para o vinho”, consiste num processo de mudança que continua acontecendo e provavelmente, nunca pare de se modificar.
1h37min – Jane e Angela no quarto, quando chega Ricki
- Se eu fosse embora hoje, iria comigo?
- O que?
- Se eu fosse para Nova York esta noite, iria comigo?
- Sim.
- Não podem estar falando sério. Você é uma menina e ele, um doente. Vai acabar morando na rua.
- Você é tão menina quanto eu. Usamos a grana da plástica.
- Não precisa. Tenho mais de $40.000. Conheço gente lá que pode ajudar.

Nesta cena, que representa um caso específico de uma espécie de “fuga” para outro lugar, também podemos observar as modificações conjugais mais atuais. É claro que antes disso, também pode ter acontecido de jovens “fugirem” juntos para outros locais. E se isso acontecia, hoje é mostrado que isso pode acontecer.
Levando em conta as relações de “morar junto”, e a busca pelo parceiro ser em função de suas características, de personalidade, conforme citado no módulo 4, a aceitação de uma relação nestes moldes acontecerem é aceita por um lado. Mas punido também, como mostra na cena, vivenciada pela amiga Angela que diz ser uma loucura. Pode ser um caso mais radical do que o comum, contudo, representa que os quesitos principais a serem avaliados em uma relação, são sim baseados nesta nova forma de vivenciar os sentimentos, estejam ligados a uma relação de se viver junto com o outro e de associar o amor à sexualidade.

3) Considerações Finais

O que mais chamou atenção, ao fazer a análise, foi justamente o fato de a história ser contínua, sem ter necessariamente um ponto definido que estabelece onde acaba com um modo de ver e vivenciar algumas coisas. Mas, que as mudanças acontecem gradativamente, contando com uma série de aspectos que podem incluir desde fatores considerados mais externos como a industrialização, ou mais próximos como o modo de vivenciar uma relação a dois.
Talvez a maior dificuldade em fazer a análise de alguma situação, seja estar consciente de que este é apenas um pedaço da história. De que as cenas, por exemplo, foram um recorte da sociedade, que passa por mais o recorte de quem deseja analisar. Isto remete a que a exatidão, ou o desejo de generalizar se afaste cada vez mais, pois, pode ser que o fato observado e que recebeu mais atenção, pode ter sido uma exceção.
Ou ainda, que, retomando o filme, em uma casa pode estar acontecendo coisas, que são tidas como atuais, como a aceitação de uma traição, o largar de um emprego para viver, enquanto na vizinha pode se vivenciar ainda, um modo tradicional e rígido. Neste ponto, parece ser mais difícil manter a fidedignidade com os fatos que acontecem na sociedade em geral.
Todavia, as buscas pela reflexão e por compreender como os acontecimentos se tornam história, e influenciam uma série de questões em milhares de pessoas, são extremamente válidas, e em frente as dificuldades encontradas, o aprimoramento e a continuação nestas buscas se faz mais necessário ainda.

4) Referências
Autor Desconhecido. Beleza Americana: Sinopse. Disponível em: < hl="pt-BR&langpair="en|pt&u="http://www.fandango.com/americanbeauty_v180738/summary">. Acesso em: 05 dezembro 2010.
Beleza Americana. MENDES, S. Estados Unidos: DreamWorks SKG e Jinks/Cohen Company. 1999.
MAZZUCO, E. Apostila de Antropologia – Módulo 04. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2010.


Daiana Cristina Rauber - Antropologia. II Período de Psicologia

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