C:\Users\Fala guri\Desktop\google45c75f9b8ec9581a.html

domingo, 19 de dezembro de 2010

Resumo do Texto: B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um cientista que acreditou na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Foi um dos mais célebres pensadores da área do Behaviorismo, uma corrente dominante na psicologia até 1950.

O behaviorismo estuda o comportamento humano, sendo este considerado um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos, teorizando e agindo somente sobre o que é cientificamente observável, descartando os estados mentais ou subjetivos.

Condicionamento operante é um mecanismo que reforça determinada resposta de um indivíduo até que esteja condicionado a associar a necessidade à ação. Assim o ambiente é modificado e produz conseqüências que novamente agem sobre ele, alterando a probabilidade de se repetir a ocorrência.

Um instrumento fundamental do processo de modelagem (mecanismo de aprendizagem de um novo comportamento) é o reforço. Que pode ser positivo (recompensa) ou negativo (que evita uma conseqüência indesejada).

Skinner, rejeitou as noções como o livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com o meio seja de interação. Também afirmava que a cultura humana deveria rever conceitos como a liberdade e a dignidade.


Daiana Cristina Rauber - Teorias Comportamentais e Cognitivistas. II Período de Psicologia.

Nenhum comentário: